Vegetal jade: porquê cultivar a vegetal da prosperidade
A jade (Crassula ovata) pertence à família Crassulaceae e é um tipo de suculenta arbustiva extremamente fácil de cultivar. Por esse motivo, a vegetal é muito indicada para quem está dando os primeiros passos no universo da jardinagem.
Neste item explicamos quais são os cuidados necessários para cultivá-la, porquê preparar vasos para receber mudas e o período em que acontece a floração. Boa leitura!
Jade: vegetal da prosperidade
A semelhança com a estrutura de uma árvore faz com que a jade seja cultivada em canteiros, para fins ornamentais. As folhas verdes chamam atenção e há jades que crescem a até 1 metro. Inclusive, o nome vem da tonalidade das folhas.
A renome de “vegetal da prosperidade” se deve à associação com a fortuna, a riqueza e atração de riqueza financeira.
Solo
A preferência da jade é por solos arenosos, portanto, para cultivo em vaso, faça uma categoria de drenagem usando brita (pedrinhas de construção) ou greda expandida (disponível cá) e depois coloque o substrato com terreno vegetal ou geral e areia de construção, em uma proporção de 1:1.
Luminosidade
Além de exigir poucos cuidados, essa vegetal se adapta a diferentes tipos de exposições ao sol, mas isso influencia em sua coloração e desenvolvimento.
Quando ela está exposta a sol pleno por algumas horas durante o dia acaba ficando com a borda das folhas avermelhada (veja na imagem inferior).
Também se adapta à meia-sombra, o que a torna ideal para alguns ambientes internos. Nesses casos, lembre-se de colocá-la próxima à janela para receber luz.
Regas
Devem ser moderadas, porque a jade não tolera solos muito úmidos ou encharcados e pode ter fungos nos ramos nessas condições. O ideal é conferir com a ponta dos dedos porquê está o substrato antes de regar. Caso esteja em canteiro e exposta à sol pleno, faça irrigações mais frequentes.
A jade é muito fácil de cultivar e se adapta a diferentes solos e climas. Porém, não aprecia muito o insensível intenso, sendo sensível às geadas fortes.
Jade: porquê cuidar da vegetal
- Faça podas de limpeza, retirando os galhos secos ou folhas amareladas;
- Se o cultivo for feito em vasos, faça o transplante para recipientes maiores conforme a vegetal for crescendo;
- A adubação pode ser feita de uma a duas vezes ao ano, mas em quantidades moderadas, porque ela prefere solos mais arenosos;
- As folhas amareladas e enrugadas podem ser um sinal de falta de chuva;
- A floração da jade só acontece na tempo adulta, nas vegetalidade que estão expostas ao sol, nos períodos em que as temperaturas estão mais baixas, porquê no outono.
Gostou das dicas sobre a jade? E se você quiser conferir mais dicas, veja a nossa página de materiais gratuitos e faça o download dos nossos e-books!
Porquê fazer mudas de jade
A multiplicação da jade é muito simples e pode ser feita a partir das folhas ou dos ramos.
A recomendação é colocá-los em vasos com substrato arenoso, longe do sol pleno e esperar o enraizamento. Nesse período, as regas devem ser mais frequentes, para que o solo esteja sempre úmido.
Uso da jade na decoração
Além de criar canteiros, a jade pode ser cultivada em vasos de diferentes tamanhos para decorar ambientes internos. Por exigir poucos cuidados com adubação, poda e as regas não serem diárias, também é uma ótima opção para espaços corporativos.
Outra vantagem do cultivo da jade é que ela é resistente ao vento, portanto, pode permanecer em varandas e sacadas sem prejuízo ao seu desenvolvimento. Use a originalidade e faça ornamentações com pedriscos e cachepôs coloridos, que destaquem ainda mais a venustidade da vegetal e a viveza das folhas!
The post Vegetal jade: porquê cultivar a vegetal da prosperidade appeared first on Blog da Plantei.