Qual a maneira perfeita para uma boa depilação?
A depilação faz segmento da vida de todas as mulheres. Arrancar os pelos é um processo que começa desde a juventude para deixar o corpo mais lisinho e bonito. Os lugares onde mais são depilados são: pernas, axilas, buço, sobrolho e virilha, pois ela ajuda na higiene do corpo além de proporcionar visual mais bonito esteticamente.Mas é importante lembrar que retirar os pelos, seja qual for o processo, é sempre traumático para a pele, pois podem ocorrer manchas, pelos encravados, irritação, emfim os problemas podem ser vários. Assim, hoje vamos falar dos métodos de depilação para que você possa escolher qual o mais indicado para si!
Está-se tornando cada vez mais famoso a remoção do pelinho, seja em homens ou em mulheres. Por uma questão de estética e bem-estar, as mulheres fazem a depilação em quase toda a segmento do corpo que tenha pêlos. Muitas fazem com lâmina, outras com cera e ainda algumas com a novidade do momento, o laser. Não há uma maneira perfeita, todos os métodos têm aspetos positivos e negativos. A cera é muito criticada pelas mulheres que têm um corpo muito sensível à dor, a lâmina e os cremes são criticados porque não removem o pêlo da raiz, somente aqueles que estão à superfície da pele.
O que fazer para evitar problemas na depilação
- Antes de fazer a depilação é importante observar alguns cuidados fundamentais porquê:
- Limpe a pele para evitar infecções;
- A melhor maneira de fazer depilação é depois o banho quando os pelos estão macios e os poros abertos;
- Em seguida a depilação evite exposição ao sol, banhos de mar e piscina e o uso de desodorantes 24 horas para evitar irritações;
- Não depile sobre feridas, verrugas, áreas irritadas nem veias varicosas;
- Evite fazer depilação depois tratamento de pele com ácidos, pois a pele fica muito fina e pode suportar lesões sérias;
- Em seguida a depilação aplique hidratante e filtro tanger nas áreas que ficam expostas ao sol;
- Para depilações feitas em salões de venustidade é preciso que seja feita com aparelhos descartáveis, seja com cera, fio ou com qualquer que seja.
Tomado esses cuidados com certeza você vai ter uma pele limpa sem pelos e sem problemas de manchas e irritações depois a depilação. Até o fator psicológico muda, pois a autoestima fica elevada ao ver a pele tão formosa. É importante procurar sempre fazer a depilação com um profissional qualificado, pois ele vai saber o tipo de depilação que é melhor para sua pele e o tipo de resultado que pode ser usado.
Umas mulheres têm mais pêlos que outras, o que é perfeitamente normal. Para cada região do corpo e para cada mulher existe um método que será muito mais eficiente que outro, por exemplo é mais adequado a quem tenha mais pêlo que não faça a depilação com creme ou com lâmina porque eles vão aumentar o seu propagação e espessar o pêlo. Esta incerteza está presente em muitas mulheres: “Qual será o método de depilação mais favorável?” e cá, vamos dar-lhe algumas dicas sobre a remoção do pêlo. Os aspetos positivos e os negativos de cada resultado e onde cada um deve ser utilizado.
Métodos de Depilação
Lâmina
Leste método é completamente indolor e tornou-se bastante famoso por ser a maneira de depilação mais económica e mais rápida. Porém o seu pêlo vai crescer nos três a quatro dias seguintes e podem transmitir a sensação que estão mais grossos.
Não é indicado para o tipo de pele que se irrita muito facilmente, porque a lâmina pode provocar alguns cortes e se você não tiver o devido zelo de colocar um creme hidratante depois a epilação, a sua pele corre o risco de permanecer muito seca.
A lâmina é indicada para as pernas e para as axilas.
Cera
Você tem à escolha a cera quente e a cera fria.
A primeira faz com que a dor seja menor e a sua pele vai permanecer lisinha mais ou menos por vinte dias. No entanto, esse método ajuda a que os pêlos encravem e não é o ideal para um emergência se o seu pêlo tiver com menos de 0,5 cm.
A segunda, é bastante prática, o pêlo só aparece, também, mais ou menos por vinte dias depois e porquê o nome indica, não provoca qualquer sensação de calor. É mais doloroso que a cera quente.
Esse método pode ainda custar qualquer verba, porém, é ideal para todas as áreas do corpo.
Laser
Leste método, é o mais recente e tem tido muita adesão.
No que toca à sensação provocada, você sente uma espécie de queimadura, zero insuportável, somente desconfortável.
O laser não retira logos os pêlos, porquê acontece com a cera. Ele é feito em várias sessões e ao longo delas o pêlo vai ser removido. A pele fica muito frágil e você deve evitar o contato com o sol, na espaço em que foi depilada.
O laser é ótimo porque remove o pêlo, não definitivamente (por uma razão hormonal ele pode voltar a nascer e segundo o dermatologista Agnaldo Mirandez, o pêlo só é removido em 80% os restantes nascem muitos mais fracos e espaçados). Esse método é um tratamento que bloqueia o pêlo e esse bloqueio pode porfiar entre dois a cinco anos, mas evidente depende muito de pessoa para pessoa.
É ideal, para todas as áreas do corpo, porém muito mais eficiente nas zonas em que o pêlo é mais grosso e escuro, por exemplo, nas virilhas.
Creme epilatório
Tal porquê a gilette, esse método é indolor.
Existem vários cremes depilatórios e existem uns que até fazem efeito esfoliante.
Esse creme atua de forma que o pêlo à superfície seja queimado e através dos seus químicos pode porfiar mais tempo que a lâmina. Porém, ele pode provocar algumas reações alérgicas e provocar mais pêlos encravados. Esses cremes têm um odor poderoso, o que pode ser repugnante.
Não utilize esse resultado no rosto e não é recomendável utilizar nas virilhas.
Pinça
Os únicos contras que esse método pode ter, é o indumentária de ser um pouco doloroso (sensação de esticão) e ser restrito a áreas pequenas. A partir daqui, a pinça retira os pêlos da raiz, até os mais curtos e provoca que o pêlo cresça mais fino e em menor quantidade.
É ideal no buço, nas sobrancelhas e num pelinho que seja mais pequeno que os outros, em qualquer zona do corpo.
Depilador elétrico
Temido por várias mulheres, o depilador elétrico é sabido por ser bastante doloroso. Porém traz muitas vantagens com ele. É portátil e está pronto a utilizar, a duração da depilação é mais ou menos igual à da cera e é bastante mais rápido de se fazer.
É ideal para todas as áreas do corpo, tirando o rosto. No entanto, fica mais doloroso nas áreas em que o pêlo é mais poderoso.
Descolorante
É bastante rápido de utilizar, vagar em média 20 minutos e é o ideal para esconder o pêlo mais escuro, esse método não retira o pêlo de maneira nenhuma, somente o descolora e torna loiro. É ideal para utilizar no buço.
E você, de que forma costuma fazer a sua depilação?