Hera: porquê cuidar dessa vegetal tão versátil
A hera é uma vegetal que encanta pela formosura e também pela versatilidade!
Enfim, ela pode ser cultivada para diferentes finalidades: na forração de canteiros em espaços abertos, contribuindo com o paisagismo e geração de ambientes mais verdes; em vasos suspensos, já que criam um belo efeito pendurado e também porquê trepadeiras, em cercas ou na cobertura de pergolados.
Neste cláusula vamos explicar quais são os cuidados necessários para cultivá-la e suas preferências de solo, regas e luz.
Confira!
Hera: grupo de vegetalidade
Você pode encontrar inúmeras variedades de heras, que variam no tamanho das folhas e coloração. Todas são belíssimas e consideradas fáceis de cultivar, pois se adaptam a diferentes climas!
Outra vantagem de ter essa vegetal é o uso para diferentes finalidades, principalmente para fins paisagísticos e na decoração de ambientes.
Nas áreas internas, porquê salas e escritórios, a hera se adapta muito muito, desde que receba luz por algumas horas. Inclusive, ela se tornou uma “vegetal do momento” nos últimos meses, principalmente na decoração de apartamentos.
Por ser uma vegetal pendurado, o uso em vasos suspensos fica lindo! A escolha do cachepô vai fazer toda a diferença: explore cores e materiais que combinem com outros elementos do espaço.
Há opções suspensas em madeira, macramê e vasos coloridos que ficam incríveis na decoração quando são colocados em tripés ou suportes de pavimento.
Nas áreas externas, porquê varandas e quintais, a hera é ótima porquê forração de canteiros e também para entupir pergolados, criando uma dimensão sombreada. Por ser uma espécie trepadeira, ela vai se enroscando na estrutura. Uma das formas de direcioná-la para o caminho desejado é usar fios de arame ou estacas.
Solo para hera
Para cultivo em vasos, use a receita: terreno vegetal, terreno generalidade e areia de construção, na proporção de 1:1:1. Adicione húmus de minhoca para prometer um solo rico em material orgânica e fértil. Dessa forma, a hera se desenvolverá melhor.
Não se esqueça da classe de drenagem! Você pode fazê-la com brita ou greda expandida, colocando-as antes de inserir o substrato ou terreno no vaso. A hera não tolera solos encharcados, portanto, é importante que a chuva escoe com facilidade.
Luminosidade
As heras são vegetalidade que se adaptam muito a diferentes contextos e espaços. Podem ser cultivadas a sol pleno ou meia-sombra, ou seja, em espaços abertos e ensolarados ou em ambientes internos, porquê salas e escritórios.
E é a exposição à luz que influencia na coloração das folhas. Por isso, se você posicionar o vaso da hera em um espaço interno que receba pouca iluminação, as folhas vão permanecer integralmente verdes, perdendo os tons mais claros que aparecem no núcleo ou nas bordas.
Uma vez que regar a hera
Devem ser regulares, sendo de aproximadamente 3 vezes por semana, mas com atenção para o clima da região. Nos períodos mais quentes, faça regas mais frequentes e nos mais frios, regas espaçadas.
A nossa dica é verificar a requisito do substrato com a ponta dos dedos e mantê-lo sempre úmido, mas sem encharcar a vegetal.
No meato da Plantei no YouTube você pode conferir um vídeo falando sobre a hera. Dê o play e aprenda mais:
Poda da hera
A hera pode receber a poda de tutoramento, que conduz a vegetal para onde o cultivador prefere. Caso contrário, ela vai percorrendo o próprio caminho e se agarra às estruturas ou até mesmo às vegetalidade que são próximas.
Outra poda recomendada é a de limpeza, na qual você deve retirar as folhas que estiverem secas ou amareladas.
Agora que você já aprendeu tudo sobre o cultivo da hera, veja a nossa página de materiais gratuitos e faça o download dos nossos e-books para permanecer expert em cultivo!