7 cuidados nutricionais no pré e pós-operatório de uma cirurgia plástica
Saiba quais são as recomendações para empregar antes e depois de realizar um procedimento estético
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, realizar uma cirurgia plástica e entender os resultados desejados não é tão simples quanto parece.
Isso porque, para prometer bons resultados tanto durante a recuperação, quanto nos mese subsequentes, é necessário adotar uma série de cuidados e melhorias nos hábitos antigos, que já não poderão mais permanecer na rotina.
Neste sentido, comprar as informações necessárias sobre os cuidados pré e pós-operatórios é fundamental, principalmente se você está pensando em se sujeitar a uma cirurgia, seja ela de maior ou menor complicação.
Dentre tantos cuidados indispensáveis, um deles se destaca uma vez que sendo um dos mais importantes para prometer uma rápida recuperação e manutenção dos resultados. Estamos falando sobre os cuidados nutricionais!
A influência da alimento para quem vai passar por uma cirurgia plástica
Você provavelmente já deve ter ouvido a frase: “a venustidade começa de dentro para fora”. Embora seja uma sentença muito poética, ela não está de toda errada.
Nossa pele, cabelos, unhas e tantos outros aspectos são reflexos da nossa alimento e da saúde do nosso organização.
Quando ingerimos víveres ruins, tudo isso vai fomentar um resultado negativo na estética corporal.
Já quando consumimos bons víveres, fruto de uma alimento balanceada, a tendência é que o nosso corpo reaja muito melhor, deixando a pele mais formosa, viçosa, hidratada e saudável.
Neste vista, os víveres também cumprem uma importante função no nosso organização: prometer que tenhamos todos os nutrientes necessários para que nossos mecanismos de resguardo – também publicado uma vez que sistema imunológico – esteja pronto para atuar caso venha ocorrer qualquer problema.
Da mesma forma, uma alimento saudável ajuda no processo de recuperação e cicatrização, potencializando inclusive os resultados obtidos com o procedimento.
Dicas para cuidar da alimento no pré e pós-operatório
Tão importante quanto realizar os exames pré-operatórios, consultar um médico nutricionista é fundamental quando falamos em promover melhorias na alimento.
Isso porque, só ele poderá indicar os melhores víveres de combinação com a sua premência nutricional e o seu objetivo com o procedimento.
Um bom exemplo disso, são as pessoas que realizam cirurgias plásticas com o intuito de se livrar de gordurinhas indesejadas ou ainda que querem perder peso, uma vez que no caso da cirurgia bariátrica.
Neste sentido, todo o trabalho precisa ser feito em conjunto com ambos profissionais para se obter melhores resultados.
No entanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados uma vez que regra universal, que visam beneficiar questões mais relacionadas à saúde, uma vez que por exemplo aqueles que tem uma vez que objetivo melhorar a isenção, minimizar as ocorrências de infecções, dentre outros.
Confira a seguir, quais são essas recomendações:
1 – Zero de deixar de se nutrir
Dietas muito restritivas não devem ser adotadas, principalmente durante o pré-operatório, pois nessa temporada o corpo precisa preparar as reservas dos nutrientes necessários para manutenção da saúde e aumento da isenção.
Uma alimento balanceada também é importante para que o corpo receba o estresse causado pela cirurgia da melhor forma verosímil, além de evitar hemorragias e estimular a cicatrização.
2 – Evite o consumo de álcool
Na verdade, o consumo de substâncias uma vez que o álcool deve ser eliminado da alimento ao menos 15 dias antes e até 30 dias depois da cirurgia plástica, uma vez que pode provocar diversos efeitos negativos no organização.
Antes do procedimento, o álcool reduz a capacidade de coagulação sanguínea, aumentando o risco de sangramentos, provoca desidratação no corpo e ainda pode comprometer os efeitos da anestesia.
Já depois da cirurgia, os riscos estão associados a dilatação dos vasos sanguíneos, aumento do inchaço na região operada e perda dos efeitos dos anestésicos e analgésicos, receitados para evitar a dor e desconforto no pós-operatório.
3 – Suspenda o uso do tabaco
Suspender o uso do tabaco ainda no pré-operatório (murado de 4 semanas antes) pode oferecer uma série de benefícios às pacientes, uma vez que por exemplo: redução do risco de infecções, melhora a resposta inflamatória e reduz os riscos de má cicatrização.
4 – Aposte em boas fontes de vitaminas
As vitaminas cumprem uma função importante no nosso organização. Elas garantem que ele funcione perfeitamente, promovendo uma boa recuperação.
Dentre as mais importantes, podemos realçar as vitaminas A, C e K. O consumo de víveres ricos em vitamina C são essenciais para facilitar na produção de colágeno, substância que ajuda na reparação dos tecidos afetados.
5 – Evite víveres com muito sódio ou pimentas
Víveres ricos em sódio provocam retenção de líquido, dificultam a eliminação das toxinas do organização, e agravam os processos inflamatórios, que prejudicam a cicatrizam.
Portanto, deve-se evitar no pós-operatório o consumo de víveres embutidos, ultraprocessados e derivados.
6 – Reduza os açúcares da dieta
O açúcar em excesso também não é zero bom para o pós-operatório de uma cirurgia plástica. Isso porque além de proporcionar o lucro de peso, ele aumenta a flacidez da pele e dificulta a recuperação dos tecidos.
7 – Consuma víveres diuréticos
Por último mas não menos importante, adote em sua dieta pós-cirúrgica os víveres considerados diuréticos. Eles ajudam a varar o inchaço causado pelo procedimento e potencializar a recuperação.
Aumente o consumo de chás, frutas e leguminosas e veja a diferença que eles podem fazer no seu dia a dia!