8 passos para tornar suas consultas mais produtivas
O atendimento de um nutricionista é muito dissemelhante de um médico. Para prescrever uma dieta, você precisa realizar uma detalhada entrevista com o paciente levando em consideração sua rotina, hábitos, doenças e outros detalhes importantes. Nesse contexto, é importante tornar as consultas mais produtivas a termo de otimizar o tempo.
A boa notícia é que existem alguns truques capazes de tornar suas consultas mais práticas e rápidas — sem perder a qualidade, é simples. Um deles é a utilização de softwares inteligentes, essenciais para aumentar a produtividade dos profissionais da saúde.
Ficou interessado no matéria? Portanto veja estes oito passos para tornar as consultas mais eficazes e fidelizar ainda mais pacientes. Acompanhe conosco!
1. Invista em softwares de nutrição
Sem incerteza alguma, os softwares de nutrição são as principais ferramentas para tornar as consultas mais proveitosas. Eles ajudam a ordenar a agenda e a organizar a ficha dos clientes, incluindo as avaliações clínicas e nutricionais. Outrossim, possuem diversos planos alimentares e permitem que a récipe dietética seja enviada diretamente para o celular do paciente.
Alguns softwares — uma vez que a NutriSoft — ainda disponibilizam uma avaliação completa, com cálculos dinâmicos, gráficos e relatórios. Definitivamente, é a melhor opção para os nutricionistas que desejam tornar os seus atendimentos mais ágeis e modernos.
2. Faça uma lista com algumas perguntas prévias
Muitas vezes, o paciente chega a uma consulta sem saber exatamente o motivo que o levou até ali. Por isso, pode ter dificuldades em se expressar e proferir exatamente o que deseja com a dieta: emagrecer, mudar alguns hábitos, reeducar-se ou lucrar volume muscular.
Para otimizar o tempo, é importante que o nutricionista faça uma lista com algumas questões prévias. Pergunte ao cliente sobre seus hábitos alimentares regulares, se pratica alguma atividade física, o que não consegue permanecer sem manducar, entre outros pontos indispensáveis para uma mudança de sustento eficiente.
Dessa forma, você não perde tempo com conversas desnecessárias e vai direto ao ponto. Caso seja uma consulta de retorno, também é interessante separar alguns minutos antes para estudar a ficha do paciente.
3. Pergunte alguns detalhes ao paciente antes de marcar a consulta
Saber um pouco sobre seu cliente antes de recebê-lo vai ajudar muito no seu atendimento e deixar uma boa sensação. Uma consulta nutricional de uma garoto é totalmente dissemelhante da de um desportista, por exemplo.
Por isso, converse com a sua secretária e peça para ela perguntar alguns detalhes, uma vez que a idade, gravidez ou prática de atividades físicas intensas. Desse modo, você estará prestes quando a pessoa entrar em seu consultório.
Para cada um dos públicos, é preciso realizar um atendimento diferenciado. Veja algumas dicas.
- Crianças: é importante falar de sustento de forma lúdica e divertida. Lembre-se de estudar os hábitos alimentares de toda a família para prescrever uma dieta que esteja de convénio com a verdade.
- Adolescentes: ao contrário das crianças, os adolescentes devem entrar na consulta sozinhos para que não fiquem inibidos com a presença dos pais. É muito importante lucrar a crédito deles.
- Adultos: faça com que a consulta não se torne um bate-papo. Siga a sua lista de perguntas e interrompa o paciente se for preciso, de forma sutil e educada.
- Idosos: tenha paciência e seja atencioso. Fale calmamente mais superior ou, caso o idoso tenha dificuldades de audição, escreva a pergunta em um papel.
- Gestantes: o ideal é pedir que a gestante ligeiro todos os exames no momento da consulta, incluindo os de sangue e os de imagem.
- Atletas: a melhor maneira de otimizar uma consulta com um desportista é entender qual esporte ele pratica e quais são as suas necessidades de suplementação.
4. Tenha em mãos um catálogo de vitualhas
Seja de forma online ou em tradicionais papéis, é necessário ter em mãos um catálogo de vitualhas com seus respectivos nutrientes. Assim, fica mais fácil montar as dietas de convénio com as necessidades do paciente.
Caso queira agilizar ainda mais a consulta, lembre-se que os softwares de nutrição são capazes de estudar as informações e montar cardápios personalizados.
5. Seja uma espécie de coach
Com as informações cada vez mais acessíveis, atualmente a maioria dos pacientes já possuem uma noção sobre o que consiste uma sustento saudável. No entanto, muitos não sabem — ou não têm motivação — para modificar os hábitos e a rotina.
Nesse sentido, não basta prescrever vitualhas. É preciso incentivar os pacientes para que eles abandonem antigos hábitos e acreditem na implementação de uma novidade rotina.
6. Não tolere atrasos sem aviso prévio
É simples que imprevistos acontecem, mas algumas pessoas podem se atrasar sem avisar previamente ou sem ter uma boa explicação. Nesses casos, considere descontar os minutos atrasados no momento da consulta.
No entanto, fique sengo: para exigir que os seus pacientes sejam pontuais, você também deve ser! Siga à risca a agenda e avise sempre que suceder qualquer imprevisto e o atendimento tiver que ser delongado — mesmo que seja só por alguns minutos.
7. Conduza a consulta
O atendimento humanizado é cada vez mais valorizado no meio da saúde. Para que ele ocorra, é preciso ouvir atentamente o paciente. No entanto, isso não quer proferir que a consulta precise se tornar um grande bate-papo.
Conduza a consulta de convénio com o que foi planejado por você. Caso o paciente comece a falar sobre outros assuntos, retorne ao rumo correto educadamente. A conversa desnecessária é um dos principais fatores que tornam as consultas mais longas e improdutivas.
8. Utilize a tecnologia ao seu obséquio
Além dos softwares existentes, utilize recursos uma vez que WhatsApp, e-mails e outras redes sociais para otimizar o seu tempo. Por exemplo, ao invés de imprimir uma lista enorme com o cardápio da semana, que tal enviá-la por e-mail? Caso opte por softwares ou aplicativos, lembre-se de que a dieta ficará disponível tanto para você quanto para o paciente.
Vale lembrar que as redes sociais também são excelentes meios de atrair clientes. Utilize-as dando dicas úteis e rápidas sobre sustento e qualidade de vida.
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